A Medicina Tradicional Chinesa e o Pensamento O...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
A Medicina Tradicional Chinesa e o Pensamento O...
sexta-feira, 3 de julho de 2015
A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E O PENSAMENTO OCIDENTAL

Uma das maiores dúvidas que as pessoas que optam por alguma medicina alternativa costumam ter é a de como funciona a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e quais são as diferenças que a mesma apresenta em relação ao pensamento ocidental. A verdade é que muitos profissionais ocidentais não estão inteiramente conscientes sobre essas diferenças e até mesmo adotam uma postura reticente sobre a mesma, deixando muitas vezes de lado, por falta de maior compreensão, os ricos conhecimentos que a mesma disponibiliza.

O pensamento chinês conta com virtudes intuitivas e vem de uma rede de fluxos de energias ligadas, tudo representado pelo espaço e tempo. Todas as áreas dessa rede são intercomunicadores e interdependentes, cada qual com seu significado dentro do conceito oriental.

O pensamento ocidental considera extremos de um aspecto, enquanto o chinês enfatiza que entre os extremos podem haver transformações, mas mesmo o pensamento ocidental sendo racional, ele se complementa com o pensamento chinês e basicamente, existe o entrelaçamento recente de duas culturas.

Inter-relação

Existe uma inter-relação entre os dois conceitos de pensamento e em geral, ocorrem diferentes fenômenos dentro de um padrão que é importante, junto de conexões diferentes. Acredita-se que o meio ambiente em que o indivíduo interage influência os tecidos de dentro do corpo como um todo, trazendo energias boas ou ruins.

Análise entre os pensamentos

O pensamento ocidental não procura padrões globais, nem tende a olhar o todo, procura tratar uma parte específica particular e discreta. Desta maneira o pensamento ocidental tenta reduzir os fenômenos aos seus componentes mais simples, enquanto o chinês experimenta síntese, combinando fenômenos diferentes nos padrões.

Uma consequência desta análise é que tudo está ligado em atitude de relação ao tempo, a aproximação ocidental combina doenças em um sequência de tempo linear, ao passo que o chinês pensa em termos da ocorrência simultânea dos diferentes fenômenos que formam algo específico. Isso cria uma concepção de que a medicina ocidental faz ver o corpo como uma máquina e a tratá-lo como tal. Onde o pensamento chinês acredita em um modelo mais complexo, trata o indivíduo como um todo.

Yin e Yang

A base da medicina chinesa é o conceito de Yin e Yang. A tendência ocidental é de ver os opostos como absolutos; os significados das palavras pretos e brancos passam esta impressão. Todo esse fato faz uma deriva de ver o mundo feito de partículas e do desejo de ser tão preciso quanto possível. Para a reflexão chinesa o yin e yang é mais preto e mais branco, assim como a polaridade nunca é estática, ela está em constante mudança, o mais preto ficando branco e vice-versa.

Energia e Matéria

Energia e matéria são vistas como dois extremos de algo contínuo na concepção chinesa, e por isso a medicina do ocidental enxerga QI como energia e Xue como matéria.

Mente e Corpo

No ocidente, mente e corpo são separados como o espiritual do material, já no oriente cada um dos pares, a mente e o corpo, o espírito e a matéria, são tidos como uma intercomunicação contínua.

Harmonia e desarmonia

Refletindo o pensamento ocidental a medicina acredita que a sociedade ocidental constitui em uma aproximação agressiva e combativa, na qual a doença é cortada, queimada, irradiada, injetada ou submetida a tratamentos químicos. O enfoque da medicina chinesa tem como objetivo buscar a harmonia que deve residir dentro do individuo e do ambiente em que ele vive. É através dos padrões da natureza e das ações harmônicas que a saúde do homem é preservada. 

Equipe Central da Acupuntura 

Pr-avaliao via Telefone