Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

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Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
ALIMENTOS QUE AJUDAM A REDUZIR O COLESTEROL

O colesterol é um dos principais motivos das doenças cardiovasculares. Muitas pessoas sofrem desse mal e demoram a descobrir que o alto índice pode ser reduzido com pequenas substituições em suas refeições.  A má alimentação é o principal fator responsável pelo desenvolvimento de um quadro de colesterol alto.

Se você sofre com o problema deve praticar exercícios físicos regularmente, manter uma rotina e alimentação balanceada. Para isso separamos dicas de alimentos que ajudam a reduzir o colesterol. Confira abaixo:

  • As nozes são geralmente, o primeiro alimento indicado para reduzir o colesterol. Ricas em gorduras monoinsaturadas, ômega3 ácidos graxos e fontes de vitamina. Pode ser capaz de reduzir os níveis em torno de 15%. Além de que, melhora a função dos vasos sanguíneos e reduz inflamações.
  • A aveia também é um ótimo indicado, encontrado facilmente nas prateleiras do mercado, ela contém uma fibra solúvel chamada beta-glucano. Este alimento tem o poder de reduzir o colesterol em até 20%. Além de ser excelente fonte de minerais e proteínas.
  • Lentilhas e feijões são grãos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais do complexo B.
  • Salmão e atum possuem ácidos graxos ômega-3 e também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Troque a carne vermelha pelo o peixe. Aumentarão suas proteínas e minerais.
  • Fonte de ácidos graxos monoinsaturados e com vitaminas, proteínas, fibras, complexo B, vitamina K, o abacate eleva o nível de HDL (colesterol “bom”) enquanto reduz os níveis de LDL (colesterol “ruim”).
  • Contendo uma grande quantidade de luteína, o espinafre protege contra a degeneração macular relacionada à idade. É estimado que uma ½ xícara de um alimento rico em luteína diário também protege contra ataques cardíacos, ajudando as paredes das artérias a se livrarem de invasores de colesterol que causam entupimento.
  • O azeite é considerado a fonte mais conhecida de ácidos graxos monoinsaturados. Pode ser incluído no lugar de gorduras saturadas e trans. Utilize para cozinhar ou para temperar saladas e legumes.
  • Para aumentar a lista de alimentos com benefícios, coma soja. Ela é capaz de reduzir os níveis de colesterol em até 5%.
  • Coloque alho em suas refeições, ele possui um alto valor nutritivo, previne coágulos sanguíneos, reduz a pressão arterial, e é anti-inflamatório.

É importante ressaltar que há pessoas que precisam da ajuda de remédios para diminuir o colesterol e estes alimentos não os substituem. Procure ter sempre um acompanhamento com seu médico se este for o seu caso.

*Imagens/fonte: site G1.

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Equipe Central da Acupuntura

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