Auriculoterapia

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Auriculoterapia
quarta-feira, 22 de julho de 2015
AURICULOTERAPIA

A acupuntura pode se dividir em diversos sistemas independentes, um deles é a auriculoterapia que se define em tratamentos ou terapias através da orelha. O nome desse método foi criado através de “aurícula” que significa “orelha” e “terapia” quer dizer “tratamento”. Podem se tratar diversas patologias e cerca de 200 doenças de carácter funcional, neurológicos e psicóticos pela auriculoterapia.

Essa especialidade da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) não se resume apenas em um método de cura para enfermidades por meio de pontos auriculares, um dos sistemas mais antigos na China, tem como intuito melhorar a ansiedade, beneficiar a insônia e distúrbios do sono, equilibrar o organismo, tratar vícios e ajudar no emagrecimento. A orelha é uma parte do físico que há centenas de pontos estratégicos correspondentes de nossos órgãos, que, quando estimulados, são capazes de produzir a sensação de bem-estar aliviando dores locais e relaxar. Quando mexemos nestas áreas de pontos locais, o cérebro recebe um impulso e reage, gerando diversos fenômenos físicos a fim de promover a homeostase (equilíbrio do corpo). Isto acontece, por haver uma grande irrigação sanguínea em nosso ouvido externo, e estes pontos quando estimulados, conectam-se ao nosso Sistema Nervoso Central.

Neste tratamento alternativo de saúde foi constituída uma teoria em que os pontos auriculares funcionam como uma memória do histórico de patologia da pessoa, por isso os diagnósticos dados pela MTC fornecem o desenvolvimento cronológico das doenças e a preparação para processos patológicos que ainda não se manifestam clinicamente.

A sessão de auriculoterapia é realizada por um terapeuta ou acupunturista que aplica de início um questionário ao paciente para colher informações necessárias. Após esta avaliação é realizada uma análise visual que com uma apalpação da orelha é possível verificar sinais que possam confirmar sua investigação para este atendimento. Cria-se então um plano de sessão, o acupunturista coloca algumas sementes de mostarda em alguns pontos da orelha e as fixa com um esparadrapo. Assim que fixado estas sementes, o especialista faz um estímulo neste local, pois ele é necessário para que o cérebro receba a informação. Terminado a atendimento, o paciente fica com as sementes na orelha por cerca de 3 dias e é orientado a fazer a própria estimulação dos pontos 3 vezes ao dia. No 4º dia, o próprio cliente pode retirar as sementes sem nenhum risco.

Confira os serviços da Central da Acupuntura

Equipe Central da Acupuntura

Pr-avaliao via Telefone