Órgãos e Vísceras - Baço/Pâncreas (Pi) e Estôma...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Órgãos e Vísceras - Baço/Pâncreas (Pi) e Estôma...
sexta-feira, 14 de agosto de 2015
ÓRGÃOS E VÍSCERAS - BAÇO/PÂNCREAS (PI) E ESTÔMAGO (WEI)

Os conceitos de órgãos e vísceras (Zang Fu) são a essência e o centro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), eles são os responsáveis pela descoberta da fisiologia e patologia. Embora esse sistema seja a base da medicina alternativa ocidental ele não se refere a uma inter-relação funcional do sistema de órgãos da medicina ocidental.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, separamos uma explicação de dois importantes Zang Fu que possuem uma ligação, Pi (baço/pâncreas) e Wei (estômago).

Baço/Pâncreas (Pi)

As funções desse órgão são regulares a transformação, o transporte, a parte carnosa dos músculos e dos membros, governa o sangue (xue) e mantém os outros órgãos fixos. Ele abre-se na boca e manifesta-se nos lábios.

As principais desarmonias do Baço/Pâncreas são a deficiência do Qi e do Yang. O princípio do tratamento da deficiência de energia é de fortalecer o Qi do pâncreas (Pi Qi), utiliza-se um método de tonificação e a maioria das vezes, com a aplicação de moxas em quatro pontos específicos da acupuntura. Já com a deficiência do Yang a técnica se resumi em outros pontos diferentes.

Depois do Qi dos rins (shen) é o Pi que se torna a base das energias pré-natal do corpo, o Qi do baço/pâncreas é considerado o auxílio da vida pós-natal.

Estômago (Wei)

Esta é a víscera que esta associada a Pi. As funções do estômago são de receber e preparar os alimentos e bebidas. A transformação daquilo que ingerimos se inicia no estômago, a parte mais pura vai através do pâncreas para o pulmão, lá ela se torna energia (Qi), sangue (Xue) e líquido orgânico (Jin Ye). A parte impura dos alimentos é encaminhada ao intestino delgado (Xiao Chang).

A desarmonia de Wei tende a ser uma deficiência de Yin e às características são calor e secura, porém, está víscera não mostra tendência de ser agredida pelo frio. O tratamento de Yin pode de fixar em nutrição, usa-se o método de tonificação, mas sem utilizar a moxa.

Confira os serviços da Central da Acupuntura

Equipe Central da Acupuntura

Pr-avaliao via Telefone