Cinco Substâncias Vitais - Qi (energia)

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Cinco Substâncias Vitais - Qi (energia)
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
CINCO SUBSTÂNCIAS VITAIS - QI (ENERGIA)

Através das cinco substâncias vitais, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consegue harmonizar o nosso organismo e retirar todas as impurezas que atrapalham o bom funcionamento. O Qi, Shen, Xue, Jing e Jinye constituem a base material para as atividades fisiológicas de Zang-Fu (órgão e vísceras).

O Qi é a base das outras, manifesta-se em diferentes graus de materialidade. Significa energia ou força vital. Aparece de diversas formas no organismo, tem a função de transformação, transporte, manutenção, ascendência, proteção e aquecimento. É o culpado de todos os fenômenos do universo como um todo.

A energia se divide em dois. Um deles tem a conotação de uma substância essencial para o nosso corpo produzindo funções opostas, como Ying Qi (Qi nutritivo), Qi (ar) de respiração, entre outros. Porém, indica algumas atividades funcionais de Zang-Fu e dos tecidos, por exemplo, o Qi dos Zang-Fu, o Qi dos Canais, etc.

Os dois se ligam e se relacionam, o primeiro a base material do segundo e este depende da decorrência do primeiro para seu funcionamento.

Divisão de Qi no corpo:

  • Yuan Qi - energia original, é a Essência (Jing) em forma de Qi, estimula e impulsiona as atividades vitais do organismo.
  • Qing Qi - energia do céu, responsável pelo ar.
  • Xie Qi - energia perversa.
  • Gu Qi - energia dos alimentos cria uma fase de transformação do que ingerimos em Qi.
  • Zheng Qi - energia verdadeira é a união do Ying Qi com Wei Qi.
  • Ying Qi - energia de nutrição, encontrado predominantemente no interior do organismo, é a principal energia de circulação nos Canais Principais.
  • Wei Qi - Qi de defesa predomina no exterior do organismo, tem a função de proteger e aquecer o corpo, além de controlar os poros, transpiração e lustro dos pelos.
  • Zhong Qi - energia do tórax, ela nutre o Coração (Xin) e o Pulmão (Fei), promove a respiração e os batimentos cardíacos.

Confira os serviços da Central da Gestação

Equipe Central da Gestação

Pr-avaliao via Telefone