Órgãos e Vísceras – Fígado (Gan) e Vesícula Bil...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Órgãos e Vísceras – Fígado (Gan) e Vesícula Bil...
quarta-feira, 19 de agosto de 2015
ÓRGÃOS E VÍSCERAS – FÍGADO (GAN) E VESÍCULA BILIAR (DAN)

Os órgãos e vísceras (Zang e Fu) são a base da Medicina Tradicional Chinesa para curar a desarmonia e manter o equilíbrio. Os Zang apresentam características de Yin, são mais sólidos e internos, como também são os responsáveis pela formação, transformação armazenamento, liberação e regulação das substancias puras que são Qi, Xue, Jing, Jin Ye e Shen. Já Fu apresenta as características Yang, são mais ocos e externos e os responsáveis pela recepção e armazenamento de alimentos, bebidas, pela passagem e absorção de seus produtos de transformação e pela excreção dos resíduos.

Dando continuidade a série de Orgãos e Vísceras, vamos explicar sobre Fígado (Gan) e Vesícula Biliar (Dan) que são intimamente ligados.

Fígado (Gan)

O fígado ou Gan, segundo a medicina oriental, tem como função harmonizar o fluxo livre de Qi, armazena o sangue (Xue), harmoniza os tendões (músculos) e abre-se nos olhos manifestando-se nas unhas.

Os padrões de desarmonia deste órgão se firma na depressão da energia, no sangue deficiente, no yang do fígado hiperativo, no fogo crescente de Gan, agitação de vento interno, umidade-calor entre gan e dan e estagnação de frio no canal do fígado.

O tratamento de Gan pode variar conforme o caso identificado por um profissional, porém o mais utilizado é a tonificação e a aplicação da moxa nos pontos específicos da acupuntura.

Vesícula Biliar (Dan)

O Gan produz a bile e a vesícula tem como função o armazenamento do fluido puro, ela se solta periodicamente de modo que desce para o intestino delgado (Xiao Chang), ajudando consequentemente na digestão. A vesícula é considerada como uma víscera (Yang) curiosa, pois sua forma é oca, mas apresenta funções de Ying como se fosse um órgão.

Os padrões de desarmonia desta víscera estão, geralmente, incluídos nas desarmonias do fígado. Entretanto, “existe um desequilíbrio secundário denominado de “Calor na Vesícula Biliar Deficiente” e de” “Qi da Vesícula Biliar”. Eles apresentam sintomas similares aos do fígado. O tratamento varia conforme o caso.

Confira os serviços da Central da Acupuntura

Equipe Central da Acupuntura 

Pr-avaliao via Telefone