Órgãos e Vísceras – Coração (Xin) e Intestino D...

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Órgãos e Vísceras – Coração (Xin) e Intestino D...
sexta-feira, 21 de agosto de 2015
ÓRGÃOS E VÍSCERAS – CORAÇÃO (XIN) E INTESTINO DELGADO (XIAO CHANG)

A teoria de Zang Fu é composta de Doze Órgãos e Vísceras que fazem parte da base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Os cinco Zang são os mais importantes, são formados por Shen, Pi, Gan, Xin e Fei.  Através desse conceito é possível compreender a natureza e curar todas as desarmonias corporais.

Para dar continuidade á série de Órgãos e Vísceras, vamos explicar sobre o Coração (Xin) e o Intestino Delgado (Xiao Chang) que possuem uma ligação e fazem parte da mesma fase de fogo.


Coração (Xin)

As funções do coração se firmam na regularização do sangue (Xue) e dos vasos sanguíneos (Xue Mai), controla a sudorese, e também é capaz de armazenar a consciência (Shen). Abre-se na língua manifestando-se na face.

Xin localiza-se no tórax, seu canal acoplado é o do Intestino Delgado (Xiao Chang). Ele é responsável pelo fluxo necessário de sangue para todo o organismo. O Shen (mente, consciência) reside no coração, e a saúde do sistema Xin assegura equilíbrio mental, boa memória, sono e pensamentos saudáveis.

Os padrões de desarmonia do coração se dividem na deficiência básica de Yang e na deficiência básica de Yin. Yang – Qi do coração deficiente (Xin Qi), sangue do coração estagnante, mucosidade – frio estorva o coração. Yin – sangue do coração deficiente (Xin Xue), fogo crescente no coração, mucosidade – fogo agita o coração.

O tratamento depende de uma variedade de pontos tratados por acupunturistas.

 

Intestino Delgado (Xiao Chang)

As funções do intestino delgado são a recepção e transformação dos alimentos e bebidas, separar o “puro” do “impuro” e os líquidos corpóreos (Jin Ye).

Xiao Chang ligando-se ao coração (Xin) mantém uma relação tênue em termos de canais acoplados. Recebe do estômago (Wei) os alimentos e bebidas ali transformados e continua o processo separando o “puro” do “impuro”, encaminhando as frações ao baço (Pi) (fração pura), ao Intestino Grosso (Dachang) (fração impura), e quanto aos líquidos encaminha as partes puras aos Rins (Shen) e impuras à Bexiga (Pangguang).

Os padrões de desarmonia do intestino delgado são equivalentes à deficiência do Qi do baço/pâncreas deficiente. O Qi do intestino delgado pode ser obstruído e existir um calor excessivo no mesmo.

O principio do tratamento nos pontos específicos é eliminar o bloqueio e abrir os Intestinos usando método de estimulação forte.

 

Confira os serviços da Central da Acupuntura

Equipe Central da Acupuntura 

Pr-avaliao via Telefone