Os 5 elementos na Acupuntura

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Os 5 elementos na Acupuntura
quarta-feira, 8 de julho de 2015
OS 5 ELEMENTOS NA ACUPUNTURA

Os cinco elementos Wu Xing, ou cinco fases, possuem uma teoria que pertence a Medicina Tradicional Chinesa. Eles se baseiam na marca de observação e obtenção de padrões dentro da natureza, madeira, fogo, terra, metal e água. Esses elementos movem o universo e isso causa uma extensão ao corpo humano.

Wu Xing auxilia na terapia chinesa e pode ser útil como um guia para descobrir diagnósticos em tratamentos patológicos. Suas características específicas são criadas a partir de analogias, relacionadas com a fisiologia dos Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e dos tecidos do corpo.

Os órgãos e tecidos se classificam em categorias separadas para observar suas relações internas. A relação entre as fases ou elementos, baseia-se em dois aspectos que promovem a harmonia, os ciclos de Geração e de Dominância ou Controle.

O ciclo de Geração cria uma sequência em que um elemento gera outro elemento, como: madeira gera fogo, fogo gera terra, terra gera metal, metal gera água e água gera madeira. Já no ciclo de Dominância um elemento controla o outro, formando uma relação de controle e restrição entre eles, como: madeira controla terra, terra controla água, água controla fogo, fogo controla metal e o metal controla madeira.

Existe uma relação entre geração e dominância o que assegura o equilíbrio e harmonia entre os elementos e a normalidade de seus processos, no caso do corpo humano, de seu funcionamento fisiológico saudável. Como rege a lei dos Cinco Elementos, caso eles sigam interdependente ocorre um desequilíbrio em uma das fases o que irá afetar o sistema inteiro. 

Pr-avaliao via Telefone