Ventosaterapia

MAIS
INFORMAÇÕES
Marcação Acupuntura em Casa
Marcação Tratamentos
Marcação Equipamentos e Métodos
Marcação Equipe
Marcação A Empresa
Marcação Dicas de Saúdede
Marcação Perguntas Frequentes
Marcação Pesquisa de Satisfação
Marcação Trabalhe Conosco
ÁREA DO CLIENTE
Acompanhe a data de suas consultas e 2ª via de boleto
esqueci minha senha
  
Ventosaterapia
sexta-feira, 17 de julho de 2015
VENTOSATERAPIA

A ventosaterapia é uma técnica milenar que se integra na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas, que também fez parte dos povos mais primitivos do antigo Egito e da Grécia no século IV A.C.. O primeiro instrumento usado para fazer ventosas foi a cabaça, mais conhecida como “curubitula”.

Os resultados das sucções que as ventosas produzem, nasciam por recursos da própria natureza. Através de pesquisas históricas foi descoberto que os índios praticavam a ventosaterapia com chifres de animais, já os chineses usavam bambus e após anos, os europeus começaram a utilizar copos de vidro.

No ocidente a ventosaterapia ficou conhecida como um instrumento de curativo mágico, pois, com a falta de recursos médicos, este elemento terapêutico e enérgico era usado para todas as doenças pelo contato intimo com o interior do corpo através do sangue.

Muitas pessoas não entendem a base terapêutica da ventosa com sangrias e o uso das sanguessugas que era muito comum na idade média no ocidente. Retira-se parte do sangue do paciente com o intuito de curar ou aliviar dores. Geralmente, os “barbeiro-sangradores” (técnicos de ventosas) aplicavam sanguessugas, mas para isso, os profissionais tinham que obter a autorização do cirurgião-mor para realizar as sangrias.

No oriente o uso de ventosas começou como base na acupuntura, chamava-se método chifre, onde eram colocados chifres aquecidos de animais para criar vácuo quando colocados sobre a pele humana nos pontos e meridianos da MTC. Hoje em dia estetipo de tratamento desfruta de ventosas para tratar doenças como lombalgias, dores musculares, dores abdominais, cefaleia, problemas digestivos e hipertensão arterial. Em alguns casos, tem como foco terapêutico a estética ou massagem como redução de medidas e melhora de celulites e estrias.

Segundo a MTC a ventosa limpa o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzido por fontes poluentes e alimentos impuros. O sangue parado no corpo, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações são considerados no oriente como elementos causadores de doenças e a ventosa é utilizada para aliviar isso.

O método consiste na sucção obtida, colocando-se uma substância cadente na ventosa antes de coloca-la na pele, aquecendo-a com água quente ou com o bombeamento do ar para fora da mesma.

Conheça os serviços oferecidos pela Central da Acupuntura

Equipe Central da Acupuntura 

Pr-avaliao via Telefone